quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Escócia para muito além do haggis

Por Richard Vines | De Edimburgo


Jeff Galvin, já conhecido por restaurantes muito bons em Londres

Turistas no Reino Unido em busca de culinária excepcional fora de Londres defrontam-se com um dilema: há muitos bons restaurantes, mas raramente estão concentrados numa só cidade. A maior densidade de opções de primeira classe é encontrada em enclaves como Padstow (população de 3,1 mil no último censo), residência do Rick Stein's Seafood Restaurant e seu filhotes, ou Bray (população de 8,2 mil), onde estão Waterside Inn e Fat Duck. Férias de gourmet podem implicar muita viagem. E Edimburgo? Na capital escocesa (população de 448 mil) encontram-se restaurantes tão bons que vale a pena uma viagem especial.














Á esquerda, prato do The Kitchin e o chef Tom Kitchin. Destinos gastronômicos de primeira qualidade em Edimburgo



The Kitchin
Tom Kitchin trabalhou com alguns dos maiores chefs do mundo - entre eles Alain Ducasse e Guy Savoy - e formou uma improvável amizade com um dos mais difíceis de todos eles, Pierre Koffmann. Koffmann tem sido mentor de Kitchin desde que o jovem escocês demonstrou sua competência no La Tante Claire. Kitchin usa principalmente produtos escoceses para criar pratos extremamente saborosos. Sim, eles são belos - e ele se preocupa com a apresentação -, mas tudo no prato está lá pelo que pode acrescentar aos ingredientes principais. Pratos como tutano e carne de boi não são para convivas medrosos, embora as texturas e ricos sabores de tutano assado, língua de boi, cogumelos e presunto de Bayonne sejam gratificantes. Foi isso o que compareceu no menu degustação chamado Chef's Land and Sea Surprise, quando comi no Kitchin, no mês passado. O serviço, responsabilidade da esposa de Kitchin, Michaela, é excelente. Kitchin, cujo segundo restaurante é o Castle Terrace, é, possivelmente, o melhor chef da Escócia. A conta? £ 120 (US$ 194) para uma pessoa. Informações: www.thekitchin.com ou +44-131-555-1755.

The Honours
Martin Wishart também aspira à condição de melhor cozinheiro da Escócia. Seu restaurante homônimo em Edimburgo não deve ser perdido. The Honours, inaugurado no ano passado, é sua brasserie. O serviço é descontraído, mas a comida é séria. Os pratos são franceses. Eles são polidos, como se tivessem viajado ao exterior no Eurostar, aprenderam a falar inglês e decidiram evitar extremos gauleses em favor de um estilo europeu mais leve. Comecei com "tagliatelle" na manteiga com cogumelos. Esse prato estava tão bom que tive que depor minha taça de vinho e parar de conversar por dez segundos para apreciá-lo. Meu principal, de fígado de vitela, era um bom pedaço de carne rósea aproximadamente do tamanho do meu punho, que lembrava um grande bife macio. Há um menu a preço fixo de três pratos ao custo de £ 17,50. Minha conta, para duas pessoas, foi de £ 130,95. Informações: www.thehonours.co.uk ou +33-131-220-2513.


A entrada do 21212


21212
Nunca fiquei tão confuso num restaurante antes de tomar um drinque e raramente fiquei tão satisfeito por ter perseverado. A garçonete explicou-me como fazer o pedido. Solicitei que repetisse. Ainda desconcertado, pedi que descrevesse mais uma vez o processo. Por isso, preste atenção: você tem a opção de duas entradas, uma sopa, dois pratos principais, um queijo e duas sobremesas. É 21212. Está claro? Estou com uma única porção do terceiro prato, ou será que deveriam ser duas? Parte do pescoço do cabrito bem tenra, peito em cubos, cozido lentamente, cevada e alho-poró, feijão, aspargo branco, ervilha-torta, pudim de tomilho e ervilha, presunto bayonne e mortadela, purê de mirtilo. Quando a comida chegou, foi um tumulto de cores e sabores: não um tumulto ruim, como o de gente ateando fogo em lojas de móveis, mas um tumulto bom, como o de pessoas derrubando ditadores. O chef Paul Kitching apenas solta a imaginação até ficar um pouco louca, como se ele concebesse ideias no meio de uma "rave" e imaginasse como executá-las durante a volta, no dia seguinte. Os ingredientes discrepantes ficam amigos e relaxam. Mesmo assim, tive dificuldade em imaginar o gênio responsável por essa exuberante gastronomia bonsai. (As porções são pequenas.) Depois, sentei-me para beber um drinque. Ele é um dos chefes de cozinha mais divertidos e práticos que já conheci. Mal posso esperar para voltar. Cinco pratos por £ 52 no almoço ou por £ 68 no jantar. Informações: www.21212restaurant.co.uk ou +44-131- 523-1030.

Galvin Brasserie de Luxe
Os irmãos Galvin são bem conhecidos em Londres por ótimos restaurantes, como o Galvin La Chapelle e o Galvin Bistrot de Luxe. Chris e Jeff Galvin trabalharam em alguns dos melhores restaurantes do Reino Unido e isso se percebe em sua comida, que é cuidadosa, mas descomplicada; clássica, mas original. Também se percebe em sua atenção aos detalhes na fachada do local, no serviço amigável e na generosidade a partir da qual surge a verdadeira hospitalidade. O cardápio do Galvin Brasserie de Luxe, no novo Caledonian Waldorf Astoria, agora restaurado, oferece versões retocadas de alguns dos pratos londrinos favoritos, como tajine de cordeiro (o La Chapelle serve o tajine de pomba). A satisfação chega prato após prato. A conta para três pessoas foi de £ 124,50, mais o serviço e o vinho.

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.

Leia mais em:
http://www.valor.com.br/cultura/2886900/escocia-para-muito-alem-do-haggis#ixzz2AtDcLTnR

Abraços.
By Roehrs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário