terça-feira, 31 de julho de 2012

Temperos de Rosário, Argentina !!

Eu aguardava um show do Fito Paez desde 2008, quando Pacino e eu fizemos a longínqua Viagem do Prata. Deu na trave algumas vezes, outras não fui por interesse; e isso que nem foram tantas oportunidades assim. Mas para o dia 29 de Julho de 2012 o cara confirmou um show em Porto Alegre e, desta vez, eu não perderia esse show por nada.

Fito Paez em Porto Alegre - 2012
O domingo foi chuvoso e frio neste inverno de Porto Alegre, como de costume. Temperatura na faixa dos 12 graus em média durante todo o dia. Na hora do show, a chuva já havia encerrado seus trabalhos e o que predominava era alguns ventos congelantes vindos, provavelmente, do Rio do Prata. Bom sinal, certamente, para o show que iniciaria algumas horas a seguir.
O horário do show foi marcado para as 22h. Para um domingo, talvez um pouco tarde demais. Mas tudo bem, faz parte. Quem iria ter que acordar cedo na segunda que se vire (meu caso) e paciência. Antes teria um show de abertura, que não atraia muito os olhares e ouvidos de todos nós. Era ver e esperar.

Fito em seu Piano
A nossa confraria foi representada por este ilustre que aqui escreve e o Sr. Luca Brasi (ou Mr. Sam, não sei, estou confuso...), acompanhados de nossas senhoras. Pelas 19:30h passada, Luca nos pegava em seu automóvel para irmos ao Pepsi on Stage. Estacionamento. Pagamento antecipado (boa ideia esta, nossa). Algum barro para enfrentarmos até a entrada, mas tudo certo. Pelas 20:20h já estávamos dentro do local tomando uma cerveja bem gelada.
 
Eu não ia ao Pepsi desde o antológico-sensacional-delirante-psicodélico show do The Doors (ou 50% dele) em 2008. Ou seja, 4 anos é tempo suficiente para fazer algumas melhorias que eram necessárias (principalmente no Som, mas também em infraestrutura). E deu para ver que isso aconteceu. Melhorias nos bares e banheiros foram interessantes (apesar de uma cerveja de lata custar R$ 6,00 na casa do patrocinador ser um preço exagerado, em meu ver).

Palco e Banda
Aos poucos, a plateia ia chegando. Dava para ver que não iria lotar. Sem filas, sem tumulto, sem correria. O show de abertura não empolgou, exceto pelo percussionista, mais porque parecia ter a cara do Copeland do The Police. Mas só cara mesmo. Tenho uma certa resistência a entender estes shows de abertura. Tudo bem se for para promover bandas locais, mas deve haver outros movimentos e espaços melhores para fazer isso. Quase ninguém ali quer escutar a banda de abertura, vamos combinar.

Passava das 21:50h e o show estava por começar. Luzes se apagam. Gritos. Aquilo de sempre. E antes mesmo das 22h, a entrada de “EL AMOR DESPUÉS DEL AMOR” começa a entoar nas caixas de som do Pepsi, limpa e perfeita aos ouvidos técnicos e não-técnicos. Fito começa cantando nos bastidores, sem aparecer... apenas quando entra a bateria, ele explode no palco, levantando o bom público presente. Terno preto, calça de couro preta (dá-lhe Jim Morrison !!), camisa e manta branca. E um óculos com armação entre preto e branco. 

O palco, predominantemente escuro com um pequeno telão atrás, passando imagens diversas e algumas pessoas. A banda, um show a parte. Trajados com paletós azuis (todos), formam um grupo competente que suporta bem as loucuras e relativos improvisos (necessários) de Fito.  E a backing vocal, além de charmosa, canta muito bem e faz coro para uma multidão. No início, achei que tinha umas 20 meninas fazendo backing, mas era só uma mesmo. Vozerão interessante e perfeito à voz de Fito.


Backing Vocale Banda
E assim foram todas as demais 13 músicas do maior CD da história do Pop Rock Argentino (ou pelo menos o de mais sucesso comercial). Destaque para as minhas preferidas: “PÉTALO DE SAL”; “SASHA, SISSI Y EL CIRCULO DE BABA”; “TUMBAS DE LA GLORIA” e “LA RUEDA MÁGICA”. Claro, “A RODAR MI VIDA” arrebentou o Pepsi e tirou todo mundo do chão, literalmente. Nesta música, Fito tirou o paletó e ficou girando com ele durante a música, acompanhando pela plateia que repetia o feito. Parecia um estádio de futebol argentino.

No telão, “participações” especiais em play back de Spinetta, Charly e outros mais, incrivelmente sincronizados no tempo da banda ao vivo. Fiquei impressionando com isso; realmente não ocorreu 1 segundo de atraso. Fito ainda prestou uma homenagem ao músico Osvaldo Fattoruso, morto na noite anterior em Montevidéu, Uruguai. Osvaldo tocou com Fito e com uma montoeira de outros artistas latinos e, inclusive, brasileiros. O show foi dedicado a ele. Em tempo: Osvaldo fundou em 1968 a banda Los Shakers, para alguns uma das bandas fundantes do Rock Latino que tanto gosto.
 

Público no Pepsi on Stage
Encerrada a primeira parte, a plateia grita: “olé, olé, olé, olé, Fito, Fito...”. Parecia, mesmo, um jogo em La Bombonera ou Monumental de Nuñez. E a volta foi para tocar os outros hits de faltavam e que constam em outros CD´s. E o cara tocou todos !! Não me recordo de nenhuma música que tenha faltado, embora isso talvez tenha acontecido. Vieram, especialmente, “11 y 6”; “NATURALEZA SANGRE”; “CIRCO BEAT” e “CIUDAD DE POBREZ CORAZONES”, esta última pesada e roqueira como na versão original. 

Os destaques do BIS da noite foram por conta do improviso de TRACK-TRACK (que não consta no set list oficial divulgado), DESDE QUE O SAMBA É SAMBA (com um português bem adequado) e, claro, MARIPOSA, que incendiou o Pepsi no encerramento do show. Delírio total em mais de 2h de show. Com um Fito vibrante e agitador. 


Set List "Oficial"
O som esteve perfeito, simplesmente perfeito, durante toda a noite. Escutavam-se todos os instrumentos e vozes com perfeição. Nota 10 á equipe técnica e para a banda. A iluminação foi simples, mas muito bonita, com bons arranjos de cores, especialmente, nas músicas mais românticas. Achei, somente, o público meio travado (seria o frio, desconhecer as músicas, estavam curtindo, simplesmente...???). Não importa. Coisas de Porto Alegre.

As 2h em Buenos Aires (ou Rosário) se encerraram e retornamos à vida real.  Certos de que vimos um belo show e que valeu a pena dormir mais tarde no domingo à noite.

Para dar o crédito: as fotos são do site ClicRBS.

Saludos !

By Alberton

Nenhum comentário:

Postar um comentário