quinta-feira, 7 de julho de 2011

Temperos Uruguaios

Pois bem, neste frio, comer é quase uma necessidade. Suportar estas noites frias com uma boa comida para esquentar. E o melhor: aproximar pessoas. Temos que agradecer a Deus por conseguirmos usufruir destes momentos.

Fazia tempo que eu queira fazer uma "janela" lá em casa. Minha churrasqueira é pequena (é em casa, mas parece de apartamento) e sempre tive receio se caberia uma destas lá dentro. Pois bem, por que não tentar ?

Convidei mei sogro e meu cunhado para um churras lá em casa. Fui no Bourbon e peguei os apetrechos comuns: fui no balcão de carnes à vácuo e escolhi um vazio, uma costela, um porco... etc, etc, etc... o trivial e o básico de sempre. Mas como queria uma costela melhor, fui também no açougue. Um tiozinho levou 15 minutos para escolher um pedaço de costela, mas foi exatamente aí que estava minha sorte...

Minha sorte foi que o açougueiro trouxe uma janela nova para cortar uma costela pro tiozinho, que levou 2 pedaços bonitos... Pensei: por que não levar o que sobrou, inteiro mesmo ?? Pedi para o açougueiro pesar o que sobrou.. e deu 3,4Kg. Perfeito. Mandei embalar e devolvi todo o resto para o balcão. Sem salsichão, sem porco. Seria só uma costela mesmo. E que costela.

Tinha 5kg de carvão Ivoti em casa. Será que iria dar. Iria. Pus fogo as 18h, bem baixinho. E só fui repondo bem devagarm quando estava quase morrendo... mas nunca sem deixar calor na churrasqueira. Servi as 21:45h. Osso para baixo, sempre. Muito sal grosso em cima, junto com temperos uruguaios. Sobrou nem 200 gramas de carne. Em 6 pessoas.

O resto deixo a imaginação e as imagens falarem por si.

O "monstro" recém colocado no fogo, ainda cru.



O "monstro" tomando cor...


O fogo baixo vai fazendo sua parte no "monstro"...



Depois de 3:45h de fogo baixo, a vitória final. O "monstro" estava pronto.


De acompnhamento, vinho tinto chileno. Carmenere nas 2 primeiras garrafas. Depois, argentino. Cabernet para finalizar. Tudo excelente. Fica o comentário de meu cunhado: "não consigo parar de comer"...

O desafio é fazer um "monstro" para meus amigos consiglieres de confraria. E esse dia vai chegar.

By Alberton

Nenhum comentário:

Postar um comentário